ALGUMAS CONCLUSÕES – 11/12/1998

Algumas conclusões que podem ser tiradas destas duas semanas de testes pré-temporada 99, em Jerez e Barcelona, embora nenhum carro novo tenha ido para a pista:

1) A disputa do título vai ficar de novo entre Schumacher e um dos dois da McLaren, aquele que começar melhor a temporada.

2) Frentzen parece ter recuperado a motivação na Jordan e, com Hill, formará uma dupla muito forte. A Jordan vai lutar por vitórias em igualdade de condições com a Williams – ou seja, quando McLaren e Ferrari quebrarem, quem vai beliscar o degrau mais alto do pódio serão as duplas desses times.

3) Diniz e Zonta vão lutar pelo posto de melhor brasileiro no ano. Rubinho tem poucas chances numa equipe ruim.

4) A BAR deverá repetir, como estreante, o que a Jordan fez em seu primeiro ano de F-1, em 91. Montada na grana, será presença constante na zona de pontos. Isso porque a concorrência – Prost, Minardi, Stewart e Arrows – é muito fraca.

5) A Bridgestone será esculhambada dia sim, dia não. Como única fornecedora de pneus da categoria, resolveu impor limite de testes e tem tido um comportamento ranzinza. Terça-feira, por exemplo, não cedeu pneus para o shake-down da BAR alegando que aquele, em Silverstone, não era um teste coletivo. Faz falta uma boa concorrência de vez em quando.

6) Zanardi vai sofrer muito mais do que imaginava nas mãos de Ralf Schumacher e da prepotente mídia inglesa, que adora espinafrar a Indy e todos aqueles que vêm de lá.

7) A silly season, temporada dos boatos, vai começar mais cedo do que nunca. Isso porque no fim de 99 acabam os contratos de Hakkinen, Coulthard, Irvine, Fisichella, Wurz, Barrichello, Hill, Panis e Trulli, e no ano 2000 chega a Honda com sua equipe própria.

Por enquanto não dá para dizer muito mais do que isso. Semana que vem os carros voltam a testar em Barcelona, de 15 a 17. A BAR vai finalmente andar diante do olhar curioso de todos. Uma boa chance para ver de perto o que o dinheiro pode fazer em curto prazo na F-1.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s