ALONSO, A “NOIVA”, É O FAVORITO – 21/12/2006

Não dá para tirar conclusão nenhuma de um dia de testes. O fato de Fernando Alonso ter ficado a menos de três décimos de Lewis Hamilton na sua primeira experiência com a McLaren não quer dizer absolutamente nada. Não é com esse carro que ele vai correr no ano que vem, e nem é esse o carro usado pela equipe em 2006, visto que os pneus são outros.

Alonso não se apresentou todo de branco, como uma noiva, para provar que é rápido, espetacular, acima da média. Se ficasse em último, a dez segundos do seu novo companheiro de equipe, seria a mesma coisa.
Mas o que fez tem um significado muito grande. Insistir com a Renault para liberá-lo para um dia de testes, uma diazinho só, é aquilo que se tornou clichê quando se fala em esporte, mas em alguns casos não dá para usar outra palavra: atitude.

Eu diria que Fernandinho, hoje, está para o resto da F-1 como Schumacher esteve depois da morte de Senna. É um cara diferenciado, que se destaca na multidão não só pelo talento para pilotar, como pela maneira com que encara sua profissão.

Alonso quis apenas se apresentar ao novo time. Por “time”, entenda-se mecânicos, técnicos, borracheiros e a menina que serve cafezinho no motorhome da McLaren. É deles, primeiro, que o espanhol sabe que precisa conquistar respeito e admiração. Interrompeu as férias que poderia estar curtindo sei lá onde para se enfiar num macacão branco numa tarde fria de Jerez. E, mesmo sem ser convocado, apresentou-se no quartel.

Tecnicamente, não vai fazer grande diferença. Começar a testar em janeiro com algumas dezenas de voltas nas costas não fará dele campeão de 2007. Mas a demonstração de comprometimento e profissionalismo, essa sim faz e fará enorme diferença.

Por gestos como esses é que, mesmo numa equipe nova que não ganhou nenhuma corrida em 2006, dá para dizer que se o próximo Mundial tem um favorito, este é Alonso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s