REFLEXÕES SOBRE A HIPOCRISIA – 30/11/2006

Lewis Hamilton foi finalmente confirmado como titular da McLaren para 2007. E me pergunto até quando o fato de ele ser negro será a única coisa a dizer sobre o rapaz. É até compreensível, pelo fato de ser o primeiro. “Primeiros” sempre chamam a atenção. Mas não se trata, aqui, de uma questão ligada ao exotismo de sua etnia ou nacionalidade. Como o primeiro indiano, ou iraniano, ou afegão a guiar um F-1. Tais casos ganham destaque por estarem ligados a países sem tradição no automobilismo, só.

A situação de Hamilton é outra. Ele é um negro num esporte de brancos. É impossível não tocar no assunto, mas como fazê-lo? Criando teorias sobre a alvura de seus praticantes, associando-os a suas melhores condições sociais e econômicas? Afirmando que negros não correm de carro porque não têm grana, e aceitando tal realidade como imutável? Afirmar que negros não se interessam por corridas, gostam de outros esportes, se dão melhor fazendo outras coisas?

Acreditar nisso tudo significa separar o mundo automaticamente em brancos e negros. Existem esportes de negros e esportes de brancos, profissões de negros e profissões de brancos, restaurantes de negros e restaurantes de brancos, carros de negros e carros de brancos.

Acreditar na tese de que corrida é coisa de branco porque branco tem dinheiro é admitir que à maioria dos negros o acesso a esportes de gente rica é vetado. Negro é pobre, e que se vire jogando bola, ou fazendo salto triplo, ou correndo maratona, ou atirando a bola na cesta. Que não venha fazer hipismo, ou iatismo, ou automobilismo.

Sim, a chegada de Hamilton deve levar a reflexões que vão muito além das corridas. Por que, em 57 anos de história, nunca um negro chegou à F-1? Por que um negro jogar na seleção inglesa é algo bem mais facilmente aceito do que um negro pilotar um carro de uma equipe inglesa?

Por que somos tão hipócritas, afinal? Essa é a reflexão que Hamilton nos oferece.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s