BUSINESS & BUSINESS – 11/12/2009

Por dois dias, nesta semana, Mônaco recebeu o Motor Sport Business Forum. Tony Fernandes, dono da nova Lotus, foi um dos palestrantes. Ele é também dono da AirAsia. Cara de grana. Vale a pena reproduzir alguns trechinhos do que ele e outros disseram, para se ter uma ideia de como na F-1, hoje, o esporte está relegado a um plano qualquer, longe de ser o primeiro.

“Nós vimos a oportunidade à nossa frente (de entrar na F-1). Ainda há muitas maneiras de fazer disso um bom negócio, e a F-1 é um grande negócio para funcionar como plataforma para outros negócios.” Numa frase, Fernandes usou três vezes a palavra “negócio”. Metas para 2010? “Quero derrotar Richard Branson (dono da Virgin, que vai dar o nome à Manor), já que trabalhei para ele, fomos sócios, e quero que ele fique atrás da gente no grid.” Negócios mal resolvidos, pelo jeito.

Outro que falou muito em negócios no fórum foi Gerard Lopez (muito prazer), de uma certa Mangrove Capital Partners. O cara quer comprar a Renault. “São tempos de mudanças, e esses tempos são ótimos para entrar em algum negócio. As oportunidades não são propriamente para se ganhar dinheiro com as corridas, mas, sim, de usar a F-1 como uma plataforma de negócios para outras oportunidades. A F-1 é uma grande plataforma de business-to-business.”

Não sei decifrar direito esse papinho financista, mas não gosto dele. Me dá a impressão de que esses caras só querem ter uma equipe para ter direito a um camarote no qual possam receber, entre taças de champanhe, coquetéis de camarão, gente com quem possam fazer negócios, claro, e dane-se o que está acontecendo lá embaixo, na pista.

Sobre as montadoras que se mandaram da F-1, como Honda, Toyota e BMW, Lopez, o que quer comprar a Renault, acha que elas voltarão. “Não é a primeira vez que vão embora. Tenho certeza de que outras vão ocupar seus lugares. Há uma nova geografia na indústria de carros. A próxima geração de montadoras (que entrará na F-1) não tem de vir necessariamente da Europa.” Coreia, China e Índia na fita, é o que penso. Xing Ling Racing.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s