OS MISTÉRIOS DA LOTUS – 04/12/2009

Saiu a lista das equipes inscritas para 2010 e está lá, no meio das 13 que, aparentemente, começam o próximo Mundial: Lotus F1 Racing, motor Cosworth. Pilotos? Nenhum definido, apenas os números 18 e 19, e nenhuma palavra mais. Parece muito esquisita essa Lotus. A base será na Malásia, e em comum com aquela Lotus que todos conhecemos tem apenas o nome, que hoje pertence à Proton, a fábrica de carros do país. Não, não é ‘aquela’ Lotus.

Mas será que não, mesmo? Tudo que envolve o nome Lotus, seja nas competições, seja na indústria automobilística, é meio nebuloso. A começar pelo destino de seu fundador, Colin Chapman, um engenheiro genial, filho de um gerente de hotel que, aos 24 anos, já fazia carros esportivos na Inglaterra e aos 32 conseguia, como dono de equipe, vencer seu primeiro GP na F-1. Em Mônaco.

Chapman sofreu ataque fulminante do coração aos 54 anos em 1982, e há muitas lendas em torno de sua morte. Há quem jure que, como Elvis, não morreu. E teria fugido para o Brasil para não pagar as dívidas que se acumulavam em sua empresa. Dizem que foi visto no Mato Grosso, criando gado.

Folclore à parte, a marca Lotus é até hoje muito respeitada e a história de seu time, mais ainda. Jim Clark (1963/65), Graham Hill (1968), Jochen Rindt (1970), Emerson Fittipaldi (1972) e Mario Andretti (1978) foram campeões com os carros de Chapman e fizeram da equipe uma das maiores de todos os tempos, rivalizando com a Ferrari no coração dos torcedores no mundo inteiro.

Mesmo depois da morte de seu fundador, a Lotus viveu alguns momentos de glória nas mãos de Ayrton Senna, atraiu campeões como Nelson Piquet, mas morreu de repente, ao final da temporada de 1994, deixando para trás um cartel de 491 GPs disputados, 107 poles e 79 vitórias.

Até um Lotus brasileiro existiu, no final dos anos 90, um carro de plástico fabricado em Pindamonhangaba que teve 15 unidades produzidas. Com motor Lotus, sim senhor. A fábrica fechou e seus donos desapareceram. Como Chapman.

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