Vai ter que me engolir! – 26/06/1998

Bem que eu desconfiava. Quando embarquei quarta-feira para a França (tem corrida aqui amanhã, caso você não se lembre) e vi que o avião que me levaria a Paris era o mesmo que trouxe a seleção, todo pintado, cheio de estrelas e escudos da CBF, antevi que a viagem seria longa e cheia de sobressaltos. No meu cartão de embarque, estava lá: poltrona 10C. Não se assustem. Nunca viajo de executiva, mas tinha gente demais e lugares de menos, e por isso me mandaram para a frente. O que foi, de certa forma, muito bom, visto que me livrei de pandeiros, tamborins e de uma turba carregando sacolinhas de agências de turismo com inscrições rumo ao Penta, vamos lá Brasil, todos vestindo camisetas amarelas compradas em camelôs.

(Aliás, aqui vale um parêntese. Essa horda de torcedores brasileiros que está na França para ver a seleção não é representativa do país. É uma classe média meio boba e desocupada que nunca entrou num estádio na vida, nunca foi ao Morumbi ou ao Pacaembu, não sabe gritar, torcer ou cantar, novos-ricos deslumbrados que compram cinzeiros no formato da Torre Eifel e são incapazes de falar bom dia em língua nenhuma, nem em português, e se acham divertidos e engraçados, quando na verdade são medíocres e deprimentes com suas caras pintadas e um falso entusiasmo estampado no rosto, porque qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico se recusa a torcer por esta seleção sem alma comandada por um técnico cujo maior prazer é ser engolido.)

Mas voltemos ao avião. Aboletei-me na 10C, corredor, primeira fileira da segunda cabine da executiva, e ao meu lado havia uma senhora gaúcha que tinha uma amiga viajando em outra fileira, mais à frente, a quem gentilmente cedi o lugar para que pudessem ficar juntas, daí ter terminado, eu, na poltrona 8C, primeira cabine, corredor, não-fumante, ao lado de uma gorda de cabelos chanel e roupas pretas que só comia frutas e tinha até um certo ar intelectual, desfeito no exato momento em que pediu corn-flakes para a aeromoça com uma pronúncia horrenda, não era mais fácil dizer flocos de milho ou cereais?

Dormi mal durante o voo, o que é raro, e tive até alguns pesadelos, sonhei com cuícas e perucas verde-amarelas que se transformavam em monstros fanhosos gritando vai ter que me engolir!, enquanto eu corria e dava de cara com o Junior Baiano puxando minha camisa e o Dunga pronto para me acertar uma cabeçada.

Ao chegar a Paris, liguei de imediato para alguns amigos no Brasil que pesquisaram nos jornais da época do embarque da seleção e descobriram que:
1) na poltrona 10C, onde eu deveria originalmente ter viajado, sentou o Dunga, ao lado do Romário, que exigiu a janelinha. Fiz bem em trocar, foi o que pensei na hora.
2) na 8C, onde acabei ficando ao lado da gorda chanel, veja só, quem viajou foi o Zagallo, tendo o Zico à esquerda, o que explica os sonhos medonhos com o monstro fanhoso.

E eu resolvi que:
1) vou torcer para o Chile hoje, porque com alguma sorte volto segunda-feira no mesmo vôo que essa seleção sem caráter e encontro o Zagallo na mesma 8C de agasalho azul e boné, aquele modelito aposentado-que-anda-todo-dia-no-calçadão-da-avenida-Atlântica.
2) e, se tiver a oportunidade, vou dizer a ele você vai ter que me engolir, por 11 horas seguidas, até ele enlouquecer de vez e deixar o futebol brasileiro em paz.
Quanto à corrida de amanhã, creio que o Schumacher vence, porque ele é um cara que leva o esporte e sua profissão a sério e nunca me pareceu entediado por ter de disputar um GP, ao contrário desse bando de jogadores enjoados e mal-humorados e que parecem estar fazendo um grande favor à nação disputando a Copa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s